Workshop de fotografia documental, em parceria com o MEF - Março de 2020

Numa primeira fase foi feito um trabalho fotográfico com as Mães, conduzido pela Fotógrafa Tânia Araújo, centrado nas temáticas solicitadas pelas próprias, entre as quais, a Educação, Pobreza, Poligamia, Relações Interpessoais, O papel da Mulher na Família e Comunidade.

As Artistas-Mães exploraram, criaram e fotografaram, com curiosidade, interesse, pensamento crítico, muita coragem, união e entre-ajuda.

Não há dúvida, que o empoderamento das Mães, em que temos vindo a apostar desde 2017, faz toda a diferença na vida das crianças e da comunidade.

Numa segunda fase, recebemos um grupo de fotógrafos amadores fantástico, que conduzido pelos Fotógrafos profissionais Tânia Araújo e Luis Rocha, desenvolveram um trabalho junto da comunidade, sempre baseado na aprendizagem experiencial, que é a base do modelo de transformação da Kutsaca.

Foi acima de tudo uma experiência única e memorável para toda(o)s, de que a comunidade muito se orgulha, pois foi de facto um grupo fantástico, que trouxe, acima de tudo e além de imensos donativos materiais, muitos donativos “imateriais”. Kanimambo!

Uma palavra de gratidão enorme e orgulho, à comunidade de Mahungo, que enquanto Anfitriã, recebe sempre de forma genuína, com carinho e alegria todos os corações simples e verdadeiros.

Fotos gentilmente cedidas por Tânia Araújo, Ana Isa Mourinho, Tânia Barreira, José Rêgo.

“Sempre tive muita curiosidade em conhecer Moçambique, não sei explicar porquê, mas alguma coisa me atraia...e foi com esse desejo em mente que não hesitei em embarcar neste projecto conjunto entre o MEF e a Kutsaca.

Ia sem grandes expectativas, mas sabia no fundo que seria sem dúvida uma experiência diferente.

Chegámos de coração aberto e prontos a entrar no quotidiano da comunidade de Mahungo, e fomos tão bem recebidos que nos sentimos verdadeiramente em casa.

Em toda a aldeia se vive um verdadeiro sentido de comunidade e de entre-ajuda, seja entre adultos ou crianças. Uma das imagens que me fica na memória são as crianças na Escolinha Kutsaca a partilharem o que trazem de casa na hora do matabicho, não sem antes comerem as papas tão carinhosamente preparadas pela Maria.

Cada olhar... cada gesto... são de uma pureza, de uma genuidade e de uma energia que nos transcendem e nos contagiam.

Foi sem dúvida uma viagem que me marcou e que deixou uma vontade enorme de voltar para poder participar em mais momentos de partilha com a comunidade e com as crianças da escolinha.”

Tânia Barreira

“Há três anos atrás, numa formação em Portugal conheci a Susana, a sua forma de ser, a sua forma de se relacionar, a sua essência. Mas conhecer a Susana é conhecer a Kutsaca, a aldeia de Mahungo e a sua comunidade.

Durante três anos planeámos, falámos, sonhámos como poderíamos construir uma experiência entre dar a conhecer uma comunidade e a fotografia. Três anos depois aconteceu, com muito para andar...mas aconteceu, com toda uma energia partilhada de alma e coração, com toda a nossa energia, mas o que aconteceu não foi só a experiência, foi também dar competências, acreditar em mulheres que são uma força da natureza, as mulheres de Mahungo, que partilharam o seu saber, a sua alegria, a sua gastronomia, a sua humanidade, a quem vem de fora desta realidade. É conhecer famílias e crianças que nos abraçam com alma. Eu tive esse privilégio, de estar aberta para a partilha e receber de braços abertos uma experiência para a vida!

A Kutsaca é um agregado de muitas pessoas juntas que a fizeram nascer e a fazem continuar, que acreditam que todos juntos podemos mais, independentemente do lado do mundo em que estamos, a forma como vivemos e o que temos, pois o melhor que há na vida é não olhar para as diferenças, mas sim para as parecenças.

Conhecer a Kutsaca é conhecer as pessoas e o seu lugar, que acabam por ter uma missão: Tocar no mais profundo de nós!”

Tânia Araújo

GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O NOSSO PROJECTO?
Li e aceito a política de privacidade